sexta-feira, 30 de março de 2018

Filosofia didática e de trabalho de nossa Pratica Profissionalizante


Oi Gente, vocês devem ter percebido que eu não dou muita orientação para fazerem os exercícios, é proposital, não quer dizer de forma alguma que estou desatento ao que vocês estão fazendo e ao nosso projeto de Prática Profissionalizante como um todo, na sua perspectiva presente, passada e futura. Quero que desenvolvam habilidades de autoaprendizagem e aprendizagem horizontal.
Não acho bom na pós-graduação trabalhar com pedagogia e sim com andragogia.
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição cunhada na década de 1970 por Malcolm Knowles. O termo remete para o conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança). Fonte: https://www.google.com.br/search?q=andragogia+definicao&rlz=1C1AVNE_enBR637BR639&oq=andragogia+definicao&aqs=chrome..69i57j0.9692j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8.
Quem achar que terá comidinha na boca, pode mudar de paradigma já, muito melhor para vocês. Eu também sou adulto (meio velho) e tenho que aprender com vocês, se der referências bibliográficas e aulas expositivas enormes, vicio vocês a estudarem no estilo antigo.
As empresas modernas utilizam o Sistema de Gestão-Liderança Y de Douglas McGregor. Que superou o sistema X, ultrapassado, autoritário, preconceituoso, paternalista, castrador. Tanto que hoje o Gerente X (Gerente Estrela) é considerado o pior câncer que uma organização moderna pode ter.
Nesse sentido irei formular o Exercício 4. Vamos estudar estilos de gestão (principalmente Y e X), células de trabalho (ou células auto gerenciadas ou UGBs), trabalho em equipe, aprendizagem horizontal e autoaprendizagem, etc.
Eu quero muito aprender sempre, por isso selecionei um Conselho Técnico-Cientifico grande e ultra competente, pretendo que seja muito maior. A próxima pratica profissionalizante quero que atinja profissionais de toda América Latina e BRICS (BR, Rússia, Índia, China e África do Sul). Assim como outros países da Ásia, África e Europa, com os quais já temos parcerias em termos de pesquisa cientifica.
Para se chegar a boas situações em termos de competitividade, inovação, sobrevivência e crescimento organizacional e pessoal, também chamado de Estratégia do Oceano Azul (Circo de Soleil), temos que recorrer à autoaprendizagem e à aprendizagem horizontal.
Não dá tempo de fazer cursos para tecnologias inovadoras que geram alto diferencial competitivo, não existem professores e se existirem irão cobrar muito caro para transferir essa tecnologia, normalmente sem ensinar o “pulo do gato” (core business).  A solução é se virar sozinho e com nosso networking (vocês são parte importantíssima do meu networking)
OK, aqui vai o Exercício 4 - Estudar estilos de gestão (principalmente Y e X), células de trabalho (ou células auto gerenciadas ou UGBs), trabalho em equipe, aprendizagem horizontal e autoaprendizagem, etc. Fazer 12 slides e gravar no celular a apresentação oral, mandar os dois arquivos para nosso e-mail de exercícios.
Muito obrigado pela atenção!
Feliz Páscoa.
Gabriel.
PS : Estarei viajando neste feriado e não poderei coordenar os horários de consulta. A partir da próxima quinta-feira volto a interagir com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário