Oi Gente, estou colocando
este material para elaborarmos o segundo exercício da Pratica Profissionalizante.
Será sobre abordagem Top Down da implantação de gestão organizacional.
Iniciaremos a implantação de
gestão pela qualidade total num projeto da USP.
Exercício 2 – Elaborar 12 slides sobre Missão,
Visão e Valores de uma organização, denominados em conjunto de: Politica Básica,
Filosofia Básica ou Política da Qualidade. Dead Line: 4/4/2018.
Planejamento estratégico –
missão, visão, valores. Sua importância para a estrutura do seu negócio
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-estrategico-missao-visao-valores-sua-importancia-para-a-estrutura-do-seu-negocio/91374/
O
planejamento estratégico é uma das ferramentas mais importantes no
desenvolvimento de um negócio. Dentre vários outros fatores a serem
considerados, 3 pontos são preponderantes para a definição dos objetivos. Neste
artigo será colocado a importância de se definir a missão, visão e valores de
uma empresa para atingir o atingimento das metas do empreendimento
No Brasil a maioria das empresas
que aqui atuam são microempresas, das quais empregam a maioria da população
apta a trabalhar. No mesmo contraponto, nosso país também possui uma marca
negativa, o de fechamento de empresas nos primeiros 5 anos de vida. Tal fato se
dá muitas vezes devido ao mal planejamento realizado no momento da criação do
modelo de negócio, com muitas das vezes negligenciando fatores importantes para
o andamento do empreendimento. O planejamento estratégico vem justamente para
dar o suporte necessário na criação e desenvolvimento de modelos negócios e
assim norteá-los na busca dos objetivos traçados. Sem ele, dificilmente algo ou
alguém poderá alcançar algum resultado relevante.
O planejamento estratégico é
composto de alguns pontos básicos que dão o direcionamento inicial do negócio.
Antes mesmo de fazer toda a análise estrutural, financeira e de custo,
necessário é definir qual o papel daquela futura empresa perante a sociedade,
qual sua intenção e ou objetivo, quais benefícios trarão, qual diferencial irá
oferecer ao seu público. Neste contexto destacamos a definição destes três
pontos: missão, visão, valores.
O que estes pontos abordam e como
fazê-los?
MISSÃO: A missão da empresa deve
ser composta essencialmente daquilo que a organização pretende oferecer aos
clientes decorrente da prestação de serviço ou produto que irá oferecer a eles.
Nela serão descritas as características de seu negócio, os pontos principais a
serem abordados por ele e quais as expectativas a serem sanadas por você como
empresa.
VISÃO: Na visão da organização são
destacadas quais são os objetivos a serem alcançados pela empresa com as suas
atividades. É necessário que se estabeleça prazos para a obtenção dos
resultados, sendo estes condizentes com a real capacidade da empresa de
alcança-los. Traçar objetivos irreais ou distantes demais podem acarretar em
desmotivação precoce, trazendo a consequente perda de foco no que tange ao
andamento dos negócios.
VALORES: Neste item são colocadas
todas as crenças das quais a sua empresa irá se basear para dar andamento a
suas atividades. Aqui destacam-se os valores pessoais dos empreendedores, que
permeiam suas ações perante a vida e que devem ser seguidos também no andamento
dos seus negócios. São ideais seguidos ao longo de sua trajetória e que dão o
embasamento para o desenvolvimento de atividades e atitudes ao decorrer do
caminho empresarial.
Estes três itens são a base
para se iniciar um bom planejamento estratégico, porém, mais
importante do que defini-los é, implanta-los e acompanha-los ao longo da
trajetória empresarial, de forma que todos os itens ali expostos possam ser
devidamente realizados da maneira como foram projetados. Posteriormente a
missão, visão e valores, agregam-se os demais dados relativos ao
empreendimento, no caso, os dados financeiros, estruturais, de custos,
viabilidade, demanda e etc. Saiba mais: Sua empresa tem
um planejamento estratégico financeiro? Veja com o Arquivei! Patrocinado
Fato é que planejar é preciso!
Por isto pense, planeje e desenvolva suas ideias com segurança e qualidade, com
base em informações confiáveis e que permeiam toda a construção idealizada por
você naquele momento de inspiração, visando sanar a lacuna existente no mercado
escolhido.
Publicado originalmente na plataforma Pulse, do LinkedIn
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem
necessariamente a opinião doAdministradores.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário