quarta-feira, 7 de março de 2018

Exercício 2 - Enunciado e material


Oi Gente, estou colocando este material para elaborarmos o segundo exercício da Pratica Profissionalizante. Será sobre abordagem Top Down da implantação de gestão organizacional.
Iniciaremos a implantação de gestão pela qualidade total num projeto da USP.
Exercício 2 – Elaborar 12 slides sobre Missão, Visão e Valores de uma organização, denominados em conjunto de: Politica Básica, Filosofia Básica ou Política da Qualidade. Dead Line: 4/4/2018.




Planejamento estratégico – missão, visão, valores. Sua importância para a estrutura do seu negócio
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-estrategico-missao-visao-valores-sua-importancia-para-a-estrutura-do-seu-negocio/91374/

O planejamento estratégico é uma das ferramentas mais importantes no desenvolvimento de um negócio. Dentre vários outros fatores a serem considerados, 3 pontos são preponderantes para a definição dos objetivos. Neste artigo será colocado a importância de se definir a missão, visão e valores de uma empresa para atingir o atingimento das metas do empreendimento
No Brasil a maioria das empresas que aqui atuam são microempresas, das quais empregam a maioria da população apta a trabalhar. No mesmo contraponto, nosso país também possui uma marca negativa, o de fechamento de empresas nos primeiros 5 anos de vida. Tal fato se dá muitas vezes devido ao mal planejamento realizado no momento da criação do modelo de negócio, com muitas das vezes negligenciando fatores importantes para o andamento do empreendimento. O planejamento estratégico vem justamente para dar o suporte necessário na criação e desenvolvimento de modelos negócios e assim norteá-los na busca dos objetivos traçados. Sem ele, dificilmente algo ou alguém poderá alcançar algum resultado relevante.
O planejamento estratégico é composto de alguns pontos básicos que dão o direcionamento inicial do negócio. Antes mesmo de fazer toda a análise estrutural, financeira e de custo, necessário é definir qual o papel daquela futura empresa perante a sociedade, qual sua intenção e ou objetivo, quais benefícios trarão, qual diferencial irá oferecer ao seu público. Neste contexto destacamos a definição destes três pontos: missão, visão, valores.
O que estes pontos abordam e como fazê-los?
MISSÃO: A missão da empresa deve ser composta essencialmente daquilo que a organização pretende oferecer aos clientes decorrente da prestação de serviço ou produto que irá oferecer a eles. Nela serão descritas as características de seu negócio, os pontos principais a serem abordados por ele e quais as expectativas a serem sanadas por você como empresa.
VISÃO: Na visão da organização são destacadas quais são os objetivos a serem alcançados pela empresa com as suas atividades. É necessário que se estabeleça prazos para a obtenção dos resultados, sendo estes condizentes com a real capacidade da empresa de alcança-los. Traçar objetivos irreais ou distantes demais podem acarretar em desmotivação precoce, trazendo a consequente perda de foco no que tange ao andamento dos negócios.
VALORES: Neste item são colocadas todas as crenças das quais a sua empresa irá se basear para dar andamento a suas atividades. Aqui destacam-se os valores pessoais dos empreendedores, que permeiam suas ações perante a vida e que devem ser seguidos também no andamento dos seus negócios. São ideais seguidos ao longo de sua trajetória e que dão o embasamento para o desenvolvimento de atividades e atitudes ao decorrer do caminho empresarial.
 Estes três itens são a base para se iniciar um bom planejamento estratégico, porém, mais importante do que defini-los é, implanta-los e acompanha-los ao longo da trajetória empresarial, de forma que todos os itens ali expostos possam ser devidamente realizados da maneira como foram projetados. Posteriormente a missão, visão e valores, agregam-se os demais dados relativos ao empreendimento, no caso, os dados financeiros, estruturais, de custos, viabilidade, demanda e etc. Saiba mais: Sua empresa tem um planejamento estratégico financeiro? Veja com o Arquivei! Patrocinado 
Fato é que planejar é preciso! Por isto pense, planeje e desenvolva suas ideias com segurança e qualidade, com base em informações confiáveis e que permeiam toda a construção idealizada por você naquele momento de inspiração, visando sanar a lacuna existente no mercado escolhido.
Publicado originalmente na plataforma Pulse, do LinkedIn
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião doAdministradores.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário