sexta-feira, 30 de março de 2018

Gerenciamento de Exercícios até 30/3/2018

Gerenciamento de Exercícios até 30/3/2018
Por favor mandar os exercícios até a data do Dead Line. No comentário do email de envio de cada exercício deverá constar o número do exercício e o nome completo do aluno de pós-graduação profissionalizante.

O e-mail para receber os exercícios é:


Exercício 1 – Elaborar uma apresentação de 20 slides sobre os Sistemas Mundiais de Gestão. Dead Line: 29/3/2018.

Exercício 2 – Elaborar 12 slides sobre Missão, Visão e Valores de uma organização, denominados em conjunto de: Politica Básica, Filosofia Básica ou Política da Qualidade. Dead Line: 4/4/2018.

Exercício 3 – Elaborar 12 slides sobre: gestão da rotina, POP-qualidade, IT,  Mapa de Processos, RNC e 5S.
Dead line: 16/4.

Exercício 4 - Estudar estilos de gestão (principalmente Y e X), células de trabalho (ou células auto gerenciadas ou UGBs), trabalho em equipe, aprendizagem horizontal e autoaprendizagem, etc. Fazer 12 slides e gravar no celular a apresentação oral, mandar os dois arquivos para nosso e-mail de exercícios. Podem gravar som junto com os slides de Power Point ou utilizar um programa de captura de vídeo como o Free Video Capture, ou utilizar o Youtube como eu fiz na gravação da videoaula.
Dead line: 30/4.





Filosofia didática e de trabalho de nossa Pratica Profissionalizante


Oi Gente, vocês devem ter percebido que eu não dou muita orientação para fazerem os exercícios, é proposital, não quer dizer de forma alguma que estou desatento ao que vocês estão fazendo e ao nosso projeto de Prática Profissionalizante como um todo, na sua perspectiva presente, passada e futura. Quero que desenvolvam habilidades de autoaprendizagem e aprendizagem horizontal.
Não acho bom na pós-graduação trabalhar com pedagogia e sim com andragogia.
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição cunhada na década de 1970 por Malcolm Knowles. O termo remete para o conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança). Fonte: https://www.google.com.br/search?q=andragogia+definicao&rlz=1C1AVNE_enBR637BR639&oq=andragogia+definicao&aqs=chrome..69i57j0.9692j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8.
Quem achar que terá comidinha na boca, pode mudar de paradigma já, muito melhor para vocês. Eu também sou adulto (meio velho) e tenho que aprender com vocês, se der referências bibliográficas e aulas expositivas enormes, vicio vocês a estudarem no estilo antigo.
As empresas modernas utilizam o Sistema de Gestão-Liderança Y de Douglas McGregor. Que superou o sistema X, ultrapassado, autoritário, preconceituoso, paternalista, castrador. Tanto que hoje o Gerente X (Gerente Estrela) é considerado o pior câncer que uma organização moderna pode ter.
Nesse sentido irei formular o Exercício 4. Vamos estudar estilos de gestão (principalmente Y e X), células de trabalho (ou células auto gerenciadas ou UGBs), trabalho em equipe, aprendizagem horizontal e autoaprendizagem, etc.
Eu quero muito aprender sempre, por isso selecionei um Conselho Técnico-Cientifico grande e ultra competente, pretendo que seja muito maior. A próxima pratica profissionalizante quero que atinja profissionais de toda América Latina e BRICS (BR, Rússia, Índia, China e África do Sul). Assim como outros países da Ásia, África e Europa, com os quais já temos parcerias em termos de pesquisa cientifica.
Para se chegar a boas situações em termos de competitividade, inovação, sobrevivência e crescimento organizacional e pessoal, também chamado de Estratégia do Oceano Azul (Circo de Soleil), temos que recorrer à autoaprendizagem e à aprendizagem horizontal.
Não dá tempo de fazer cursos para tecnologias inovadoras que geram alto diferencial competitivo, não existem professores e se existirem irão cobrar muito caro para transferir essa tecnologia, normalmente sem ensinar o “pulo do gato” (core business).  A solução é se virar sozinho e com nosso networking (vocês são parte importantíssima do meu networking)
OK, aqui vai o Exercício 4 - Estudar estilos de gestão (principalmente Y e X), células de trabalho (ou células auto gerenciadas ou UGBs), trabalho em equipe, aprendizagem horizontal e autoaprendizagem, etc. Fazer 12 slides e gravar no celular a apresentação oral, mandar os dois arquivos para nosso e-mail de exercícios.
Muito obrigado pela atenção!
Feliz Páscoa.
Gabriel.
PS : Estarei viajando neste feriado e não poderei coordenar os horários de consulta. A partir da próxima quinta-feira volto a interagir com vocês.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Conselho Técnico-Cientifico da Pós-Graduação Profissionalizante

Conselho Técnico-Cientifico  da Pós-Graduação Profissionalizante

Arquivo para Download:


























Modelo de Carta Convite para Participar de Conselho Técnico-Cientifico da Prat. Prof.




Piracicaba 28/3/2018

Prezada(o) ........ tudo beleza?.  Estamos começando uma pratica profissionalizante (PP) no LCE, iniciamos o primeiro de março, ainda não completamos um mês. Está indo bem, temos 70 alunos, de diferentes profissões, estatísticos, administradores, economistas, engenheiros (agrônomos, florestais, de produção, mecânicos, aeronáuticos, de materiais, químicos, etc.), gestores ambientais, cientistas dos alimentos, biólogos, etc. O projeto tem este título: Convergência da Gestão pela Qualidade Total e ISO 9001, tem a ver com as disciplinas que dou na graduação e na PG e com projetos no CENA nos quais sou orientado por cientistas da Agencia Internacional de Energia Atômica, há mais de 25 anos.

Nessas áreas toda a tomada de decisão envolve inferência estatística indutiva, o pessoal da estatística (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) está pensando em aplicar ferramentas de ciência de dados para a tomada de decisão, aprendizado de maquinas, redes neurais, etc. Estou fazendo as primeiras experiências com aprendizado de maquinas e é super legal (combina estatística multivariada com programação de computadores, as melhores ferramentas são Spark para programar em Scala, Java o Python-R ou Watson Analytics da IBM ou Azure da Microsoft Research), minha Filha está me ensinando.
Também planejamos aplicar técnicas de Big Data e  Data Minig, de novo minha Filha é protagonista por que utiliza essas técnicas na sua empresa, uma multinacional líder em estatística, numa precursora dessa empresa foi inventado o Controle Estatístico da Qualidade, essa empresa tem 10 estatísticos no Brasil e pensa em contratar mais já que dão ótimo retorno financeiro, oportunidade para nossos egressos.
 Pensamos em utilizar essa tecnologia de ponta como base para gestão da inovação, competitividade, inteligência colaborativa, antecipativa, empregabilidade, Estratégia do Oceano Azul, sobrevivência e crescimento organizacional e pessoal. 

Da um pouco de trabalho orientar a turma da PP, dou 8 horas de consultas por semana para eles, isso somado a 4 disciplinas e 3 projetos grandes de pesquisa financiados inicialmente pelo CNPq, MAPA, FAPESP, CAPES, UNESCO e AIEA (cuido da parte de estatística, metrologia e qualidade), em colaboração com organizações da Europa, USA e BRICS (o Núcleo de Inovação Tecnológica: Metrologia e Qualidade da USP,  o Centro Colaborativo em Defesa Agropecuária do MAPA  e o de Elementos para Alta Tecnologia). Atualmente os projetos são financiados pelo CNPq, Capes, UNESCO e indústria brasileira (através de projetos ou renda industrial por prestação de serviços). A PP dá um pouco de estresse, mas é muito satisfatório trabalhar com uma turma de profissionais responsáveis, inovadores, solidários e qualificados.

Eu considero minha participação na PP como uma retribuição ou gratidão, por 35 anos de USP, que me permitiram desenvolver múltiplas habilidades de mercado e acadêmicas, logicamente também à sociedade brasileira. Também minha Filha se graduou na USP em Estatística (gratuitamente) e já está muito bem empregada numa multinacional (demorou 6 dias após ter se graduado para conseguir esse emprego). Minha esposa também trabalha para a USP de Piracicaba no Núcleo de Inovação Tecnológica: Qualidade e Metrologia na Agropecuária. Espero poder retribui a altura por tantas amabilidades que recebi no Brasil. 

Já estou pensando em fazer um projeto similar com os países da America Latina,  BRICS (BR, Rússia, Índia, China e África do Sul) e alguns da Europa, com esses países já temos projetos de pesquisa cientifica, temos demanda e importante em nível internacional. Agora estou conversando isso com o Edwin, Chefe de Departamento de Ciências Exatas da ESALQ, para estudarmos a viabilidade. Pensamos em abordar ciência de dados, big data, data minig, gestão e inteligência colaborativa.

Estamos planejando fazer a parte pratica desse projeto implantando essas ferramentas no Laboratório de Análises Estatísticas do LCE (LAE), a estratégia nesse projeto é bottom up. Também desenvolveremos outro projeto pratico no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do CNPq na USP de Piracicaba: Metrologia e Qualidade, nesse NIT estamos criando o Projeto ERICC/MMIG/CD – Estatística Robusta-Big Data-Data Mining, Inteligência, Computação, Certificação, Metrologia, Marketing-Analise, Informometria-Cienciometria , Gestão e Ciência de Dados. Nesse projeto a estratégia de implantação será top-down.  Devo começar no próximo mês, pelo menos um projeto.

Temos modelos de sucesso, por coordenados pela nossa equipe, na Biblioteca Central da ESALQ, onde já ganhamos em duas oportunidades o Premio Paulista da Qualidade ( no palácio dos Bandeirantes, uma vez com o Governador Alkmin e na segunda vez com o Governador Serra). Também ganhei prêmio da Europa pela implantação de Estatística para Gestão na Clínica do Leite da ESALQ. Outro projeto premiado na área de gestão sob muna coordenação foram o da Viação Piracicabana, em 2003 – Premio Top de Qualidade (Sistema Toyota de Gestão e ISSO 9001 e 14001) utilizando ferramentas de estatística para gestão levamos a duração média dos pneus de 75.000 km para 140.000. Também posso mencionar a menção honrosa da câmara de vereadores de Sorocaba pelo trabalho de preparação em gestão e certificação de profissionais daquele município para alavancar empregabilidade e competitividade.

O pessoal da Reitoria quer que faça uma entrevista para o Jornal da USP, estou conversando com meu chefe o Prof. Edwin para ver quando seria bom a gente se expor na USP inteira. Acho que vamos começar devagar com o Setor de Comunicação da ESALQ.

Gostaria de fazer parte do comité cientifico tecnológico desse projeto? Seria um prazer e um privilegio contar com você. Demandará pouco tempo e as duvidas poderão ser sanadas pela internet. Não será necessário ter contato com os alunos, porem teria máxima liberdade para interagir com eles. Sabemos que as interações com alunos são demoradas, por isso ofereço 8 horas de consulta por semana durante 18 meses. As consultas eu as formularia, respeitando o seu tempo ou minimizando o tempo de interação, depois transmitiria as soluções-orientações para os alunos de pós-graduação.

Já fazem parte do Conselho Técnico-Cientifico da PP as seguintes pessoas: Prof. Decio Barbin, Profa. Sonia Piedade, Prof. Carlos Tadeu Dias, Eng. Jorge Wiendl,  todos do Departamento de Ciências Exatas /ESALQ, o Prof. Antônio Almeida da Sociologia Administração e Economia da ESALQ, Prof. Jarbas H. de Miranda do Departamento de Engenharia de Biossistemas, Profa. Elisabete Fernandez e Márcio A. Bacchi do CENA e o Analista Felipe Peta, acionista da Empresa Peta Jr. Essa lista deverá aumentar, o senso critico deve estar em nível mundial para podermos transmitir esse conhecimento para muitos países do mundo, eu tenho muito por aprender e pouco tempo, em 4 anos me aposento, mas quero continuar a trabalhar ate o dia em que morrer.

Te mando o blog do Projeto por se você quiser ver maiores detalhes: 
http://prat-prof-compet-usp.blogspot.com.br
  
Muito obrigado pela atenção, desculpa a extensão do e-mail. Um abraço forte.

Gabriel.



E-Mail: gasarrie@usp.br

Whatsapp: +55 19 98862-7438

Skype: hc_gabriel




terça-feira, 27 de março de 2018

Lista de Alunos da PP - Exercícios

Nº Inscrito
Nome Inscrito
Nº USP
Ex_1
Ex_2
Boleto Bancário

322732
Augusto albertini
6843732




120643
Adelino de Santi Júnior
4979570




321736
Adriana Baptista Viviani
10864027




320956
Aline de Souza Fontainha
10864031




321441
Alvaro França
10864048




321087
Amanda Rodrigues da Silva
9014203




321532
Ana Caroline Terto Cadorin
10864052




323084
André William Ferreira de Godoy
6555956




323195
Angélica Noronha de Oliveira
10549619




321653
Artur Freitas
10864069




323181
Barbara Luciana Ferreira de Godoy
10864409




321810
Bruna Pereira de Azevedo
7244075




10705
Camila Elias
5083642




321688
Carlos Ricardo Carmo de Moraes
10864073




265771
Carolina Magnabosco Ribeiro
3703138




62624
Cesar Augusto Degiato Jotta
5881952




321313
Christiane Meire Santos Neves
10864080




90227
Danilo Augusto Sarti
5410855




13192
Eduardo Bonilha
5503410




321698
Elen Blanco Perez
8016728




286805
Emanuela Luana Soares Santos
10275910




2840
Emília Maria dos Santos Brasílio
549200




323391
Evani Aparecida de Souza
10866843




321411
Fábio Bonfanti de Lemos
10864094




321668
Fabrício Reis da Silva
10864250




321427
Felipe Fassio Neme
10864100




318956
Fernanda Susi Luccas
7021480




316175
Gabriel Ferreira dos Santos Silva
9067317




321772
Gabriel Perez de Andrade
10864114




318944
Gabrielle Maioli
8418424




35271
Guilherme Pires D'Ávila de Almeida
853986




85794
Gustavo Nazato Furlan
7058435




321284
Jorge Luis Abrão Furlan
1140579




321116
Jose Mauro da Silva
10864271




321447
Kleber Rodrigo Alves
10864121




320967
Lais Cardoso de Souza
10864135




321428
Laís Vicino Sarriés
4310195




321737
Leonardo Schiavo
10864142




323085
Luciana Cristina Diniz Ferreira de Godoy
10862540




264869
Luciane Cristina Cipriano
2440551




321451
Luís Felipe Tomé Rosa
7605320




321436
Luiz Antonio Moreira
10864285




321697
Magda Luci Vieira
1364839




321417
Marcelo Claudino dos Santos
1361583




321430
Marco Aurelio Claudino dos Santos
10864156




323121
Marco Polo Baptista
10864160




321185
Marcos Vinicius Costa Coelho
10864177




138293
Marcus Vinicius Silva Gurgel do Amaral
5668366




321147
Mariano Latorre Bragion
6415765




321691
Mayra Lucchesi
10864181




318855
Morghana Pires de Arruda Albuquerque
10864198




283631
Nayara Oliveira
10864201




321687
Nicole dos Santos
8967323




321583
Nilton Neves Martins
10864218




321537
Olavo de Arruda Mello Filho
3220130




169903
Patrícia Bongiovanni Catandi
5882192




321615
Paula Letícia Bachin
8017160




321305
Pedro Fernandes Chamochumbi
10864222
1



321732
Pedro Fernando Gonçalves Zorzeto Tortoza
6913382




321471
Pedro Thiago Zambon Americo
9449657




323168
Renan Rodrigues Adriano
6823732




321624
Rogerio Alexandre de Paula
10864239




321414
Simone Rodrigues Dias
2945234




173095
Tatiana Oliveira Gonçalves de Assis
8403251




323109
Tatiane Ferreira Martins
8562666




321306
Thalita Degaspari Chacon
8017121




321730
Thiago Domingues
10864243




261919
Vanessa Beatriz Lovadine
6902942




318955
Yuniel Tejeda Mazola
9454462
1